☰ Menu

Os Sete Hábitos de Pais Eficazes

por Dr. Don Wilton, Primeira Igreja Batista, Spartanburg (Carolina do Sul/EUA)

“Papai, me fala de Jesus? Como posso ser um cristão como você?”
De todas as perguntas que os pais anseiam ouvir de seus filhos, essa deveria ser a primeira da lista.
Em 3 João 1:4, o apóstolo João diz: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”. Pode haver alegria maior que a de levar nossos filhos aos pés de Jesus?Você sabia que quatro em cada dez crianças dormem todas as noites sem que seu pai biológico esteja em casa? Mas, e os outros seis que têm pai, o que aprendem deles a cada dia? Como um pai pode saber se está fazendo tudo o que pode para ser o melhor pai possível?
O Dr. Don Wilton nos oferece algumas orientações na mensagem: ”Os sete hábitos de pais eficientes”. Nosso objetivo deve ser preparar nossos filhos para que sejam adultos justos e santos. Para tanto, podemos usar como modelo a disciplina amorosa do nosso Pai celestial. Apesar de ser uma tarefa difícil, pais e mães devem comprometer-se a criar os filhos com amor incondicional e disciplina amorosa. Quando nós somos disciplinados pelo Senhor, devemos responder com seriedade, paciência e submissão, e assim, ensinar nossos filhos a fazer o mesmo quando os disciplinamos.O Dr. Wilton apresenta algumas sugestões de hábitos que devemos cultivar para aprendermos a ser pais justos e santos que indicam aos filhos o caminho para Jesus.

Hábito nº 1 – Seja amoroso. Para os pais, a palavra chave é amor. Não permita que, depois de adultos, seus filhos venham a dizer: “Nunca ouvi meu pai dizer que me amava”. Ame os seus filhos incondicionalmente e diga-o com frequência. Eles precisam ouvir você dizer que os ama repetidamente.

Hábito nº 2 – Reafirme seus filhos. Filhos nunca se cansam de ouvir “Você é muito importante para mim”. Diga-lhes o quanto você se sente orgulhoso e honrado de ser pai deles.

Hábito nº 3 – Esteja presente. O melhor presente que se pode dar aos filhos é o tempo.Muitas vezes nos enganamos achando que o mais importante é prover as coisas materiais. Filhos escrevem a palavra amor, assim: T-E-M-P-O.

Hábito nº 4 – Seja seu mentor. Seja um exemplo para seus filhos. Eles devem aprender a amar e a servir a Deus observando você. Quando seus filhos virem o quanto você ama ao Senhor e o quanto esse amor é importante em tudo o que você faz, aprenderão, também, a amar a Deus.

Hábito nº 5 – Saiba brincar. Seus filhos precisam que você se envolva com eles. Não os mantenha à distância. Sente-se no chão e brinque com eles quando chegar do trabalho.

Hábito nº 6 – Saiba liderar. Dirija seus filhos com palavras, com ações e com o exemplo. O melhor “sermão” que pode dar a eles é a sua vida.

Hábito nº 7 – Ore por seus filhos. Existem momentos em que os pais não podem estar fisicamente presentes com os filhos, mas não existe situação que nos impeça de orar por eles. Apresente-os ao Senhor várias vezes ao dia. Permita que ouçam enquanto você intercede por eles nominalmente. O plano de Deus é que o pai seja o cabeça do lar. Pais, nunca é tarde demais. Se esses hábitos não fazem parte de seu dia-a-dia, talvez este seja um bom momento para começar. Seus filhos o amarão mais do que nunca.

First Baptist Church (Primeira Igreja Batista), 250 East Main Street, Spartanburg, South Carolina/EUA 29306,  864-583-7245