☰ Menu

Bibliodrama

Nos termos mais simples, Bibliodrama é a dramatização de uma história ou porção bíblica. A diferença entre Bibliodrama (com “B” maiúsculo) e bibliodrama (com “b” minúsculo) tem a ver com o livro que vamos trabalhar. Se é a Bíblia, vai para o maiúsculo. Mas é possível fazer-se bibliodrama com outros livros. Na verdade, uma das formas mais comuns de dramatizar histórias de livros conhecidos é fazê-lo com histórias de contos de fadas. Mas neste manual vamos nos concentrar na dramatização das histórias ou porções da Bíblia.

Pitzele (1998:1) define Bibliodrama como “uma forma de role-playing onde os papéis são tomados de textos bíblicos”. Segundo essa definição, podemos dramatizar um número infinito de papéis, começando com aqueles que estão explicitamente no texto (Moisés, Abraão, Jesus, Paulo) ou com papéis das pessoas cujos nomes não são mencionados, mas sim, inseridos no contexto(a mãe do filho pródigo ou de Davi, a esposa de Noé).

É também possível dramatizar papéis de objetos inanimados: a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, o cavalo de Paulo, a cesta de Moisés, a pedra que serviu de travesseiro a Jacó, e assim por diante. É também possível trazer à cena figuras espirituais: Deus, os anjos, etc. A beleza do Bibliodrama, como também no Psicodrama, é que tudo é possível no cenário: os mortos falam, os papéis bíblicos recuperam vida, novos pensamentos surgem, e muitas vezes, surge aquela compreensão que muda toda nossa forma de ver a Bíblia e a Deus.


Formação e Certificação em Bibliodrama

A formação em Bibliodrama é uma iniciativa da Praça do Encontro a partir das experiências da sua fundadora, Esly Regina Souza de Carvalho, Ph.D. A ideia original é capacitar a igreja a oferecer essa modalidade de trabalho onde os membros possam conhecer melhor a Bíblia, suas histórias e seu impacto na sua vida atual.

Mas oferece-se essa formação também às pessoas de outras religiões que se interessem pela Bíblia, tais como judeus e membros de sinagoga. Até pessoas que não tenham nenhum vínculo religioso podem fazer a formação desde que respeitem o texto Bíblico e tenham interesse e curiosidade em explorar as histórias ali contidas.

Exigências:

  • Ser membro da Praça do Encontro
  • Inscrever-se para cada nível de curso e pagar a taxa de inscrição correspondente. O manual é incluso.
  • Ter interesse e respeito pelas Escrituras Bíblicas
  • Ter possibilidades e disposição de implementar na prática o que se está aprendendo

Duração: A maior parte do curso é feito online à exceção dos workshops práticos, portanto os interessados podem ir desenvolvendo suas tarefas segundo sua disponibilidade de tempo e oportunidades. Os workshops práticos são oferecidos de tempo em tempo em diferentes cidades segundo a agenda dos professores. É possível reunir uma turma mínima de 12 pessoas e convidar a professora a ministrar o workshop no seu local.

Certificação: As pessoas que terminarem cada nível com aproveitamento são certificadas pela Praça do Encontro, ministério cristão comprometido em ajudar as pessoas a vencerem os desafios da vida. A certificação se mantém somente enquanto forem membros da Praça do Encontro.

NÍVEIS DE FORMAÇÃO:

Bibliodramatista Junior

  • Curso teórico online e aprovar (70%) as perguntas das provas.
  • Aplicação de 10 Bibliodramas (comprovação com Fichas de Trabalho)
  • Assistir a um workshop prático de oito horas com um Bibliodramatista Supervisor/Trainer

Bibliodramatista

  • Aplicação de 25 Bibliodramas (comprovação como Fichas de Trabalho)
  • Fazer 10 devocionais Bibliodramáticos (próprios ou de outros Bibliodramatistas)
  • Fazer 5 horas de supervisão dos seus Bibliodramas
  • Gravar e transcrever um Bibliodrama completo

Supervisor de Bibliodrama

  • Aplicação de 50 Bibliodramas (comprovação como Fichas de Trabalho)
  • Mais 5 horas de Supervisão

Trainer de Bibliodrama

  • Ser Supervisor de Bibliodrama
  • Apresentar o projeto de treinamento de uma ou mais pessoas
  • Implementação do projeto supervisionado com aprovação.

    Para mais informações: 61 3443 8447