☰ Menu

Asas de Cura

INSCREVA-SE AQUI

 

II Encontro de Saúde Emocional e Vida Cristã

“Mas, para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas.”
Malaquias 4.2

É uma honra e privilégio convidar você a participar do nosso II Encontro sobre Sanidade Emocional. Umas das coisas que o Senhor tem me falado muito claramente é que sem sanidade não há santidade. Precisamos sanar a igreja, nossos membros, nossas ovelhas, nossa liderança, nossos pastores e nossas famílias. É impossível viver uma vida que agrade a Deus se as farpas do nosso coração não forem curadas.

A proposta deste encontro é eminentemente prática. Queremos dar ferramentas, sugestões, informações, exercícios e capacitação pastoral que possa lhe ajudar a dar mais um passo em direção à sanidade/santidade da Igreja. Vamos falar de temas difíceis: traumas, lembranças ruins, abuso sexual, violência doméstica, pornografia e assim por diante – e o que se pode fazer para ajudar quem sofre. Porque é isso que está chegando às nossas igrejas. Precisamos ser este hospital que ajude a curar as feridas emocionais das pessoas que chegam aos pés de Jesus. Não temos todas as respostas. Não temos um curso completo, mas nós temos um passo mais em direção à liberdade emocional que nos permita escolher o bem e não o mal.

Venha fazer parte deste movimento. Vamos sarar as nossas feridas juntos para que possamos viver na santidade que exemplifica e testemunha o poder e o amor de Jesus Cristo. Você está convidado.

Esly Regina Souza de Carvalho, Ph.D.
Praça do Encontro

Nossas Palestrantes:

Donna Partow (Estados Unidos)  é autora e  conferencista internacional. Tem se apresentado ao redor do mundo. Sua paixão é empoderar as pessoas a alcançarem sua missão na vida. Seus livros já foram traduzidos para muitas línguas e venderam mais de um milhão de exemplares. Empresária do mundo digital, desenvolveu um movimento (Women’s Empowerment University) entre mulheres de crescimento e sanidade na vida emocional, física e espiritual que hoje alcança todos os continentes.

Donna estará conosco em nosso encontro e um dos seus temas será “Como liberar a unção de Deus na sua vida: a importância da resolução de conflitos e a reconciliação”.

 

Esly Carvalho é doutora em Psicologia e tem dedicado sua vida a ajudar as pessoas a vencerem os desafios da vida. Pioneira nata, é responsável pelo nascimento de muitos ministérios, entre eles: Companheiros de Jugo, Eirene do Brasil, o Psicodrama no Equador e, mais recentemente, o movimento da Terapia EMDR no Brasil e em outros países. Autora de muitos livros, sua visão é ver a Igreja como lugar de refrigério para a alma ferida, sustentada pelo amor de Jesus.
Esly é casada com o missionário aposentado, Ken Grant, que serviu a Deus no Equador, Bolívia, Estados Unidos e Canadá. Criado na China, herdou a visão missionária dos seus pais que trabalharam com a China Inland Mission de Hudson Taylor.
Atualmente, Esly está comprometida em ferramentar a Igreja de forma que possa melhor atender às necessidades dos seus membros, e daí a força-motriz por trás deste encontro.
 

Mariane Bandeira é Graduada em Nutrição pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Mestre em Nutrição Humana pela Univerdade de Brasília (UnB) e graduanda em Teologia pela Escola de Teologia do Espírito Santo (ESUTES). Possui especialização em Saúde e Sociedade pela HavardX. Atuou como pesquisadora na área de Nutrição Social com participações e desenvolvimento de projetos de pesquisas e extensão do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN). Possui experiência na área de Educação Alimentar e Nutricional infantil com trabalhos realizados em escolas no Distrito Federal. Realiza palestras sobre Alimentação e Espiritualidade.

Título da Palestra: Templo ou Albergue?

No meio cristão, é muito comum entender o jejum como um ato espiritual, mas o comer também é espiritual. A alimentação é tão importante que influencia não apenas o nosso corpo físico, mas a nossa alma e o nosso espírito. Essa palestra vai falar sobre os impactos da alimentação nessas três áreas, corpo, alma e espírito, e sobre a importância e responsabilidade de se alimentar bem, afinal, nós somos o Templo vivo do Espírito Santo de Deus.

 

Andréa Menezes é psicóloga clínica, especialista em terapia de família e terapia sexual. Dedicou sete anos de trabalho missionário em comunidades indígenas e instituições religiosas no Equador. Foi lá onde concluiu sua formação em Psicodrama e Aconselhamento Pastoral com a Dra. Esly Carvalho. Atualmente exerce sua prática clínica em Brasília, onde também fez sua formação em EMDR. Membro do CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, ministra palestras, workshops sobre sexualidade para adultos e crianças; faz trabalhos voluntários e coordena cursos a distância.

Título da Palestra: Seu Filho sabe dizer não?

As crianças sofrem cada vez mais a influência da TV, da internet, de amigos, de parentes, de cuidadoras e muitas vezes através destes meios recebem uma noção equivocada e prejudicial sobre sexualidade. Esta brecha deixa muitas crianças vulneráveis diante de más intensões.

Tradicionalmente, o abuso sexual é um tema que nossa sociedade evitou falar exatamente pela dificuldade que temos de enfrentá-lo. Há muitos mitos e preconceitos em torno do tema da sexualidade e, consequentemente, sobre o abuso sexual. Isto durante muito tempo contribuiu para justificar condutas abusivas; muitas vezes culpando a criança e o adolescente e se desculpando o abusador. Esses mitos acabam distorcendo a realidade e por isto devemos combater certas atitudes abusivas que perpetuam esta forma de pensar. Devemos claramente nos posicionar em favor daqueles que são a parte mais frágil.

Para isto, nesta reflexão sobre os cuidados com os pequeninos queremos: definir abuso, descrever a dinâmica do abuso e apresentar seus indicadores.

Título da Palestra: Quem é que faz a tua cabeça?

Como se manter íntegro num mundo pornificado foi o tema que estudamos com a vida José. Agora vamos avaliar os riscos de manter uma vida de imoralidade, expressão que já até caiu de moda!
Parece óbvio que imoralidade e vida cristã não combinam, mas a era digital tem alimentado atitudes e pensamentos que não condizem com a vida da pessoa que serve a Deus. Se não tivermos cuidados, não vamos conseguir nos desvencilharmos dessas condutas.

Sansão era um homem de Deus. Conhecemos sua história com um dos clássicos, não só da Bíblia como do cinema e televisão que contam sua vida com Dalila. Um homem forte, ungido, poderoso, que tinha uma aliança com Deus e que era impelido pelo Espírito de Deus. Contudo, podemos dizer que ele era o homem de Deus mais carnal de que já se ouviu falar, dominado por suas paixões e temperamento explosivo. Sansão colocou sua cabeça no colo do inimigo e as consequências foram desastrosas!

Onde você tem buscado descanso, conforto, prazer? Quais são as preferências de sua comunhão, amizades? Quem é que anda fazendo sua cabeça?

 


Adineide Nolasco
é psicóloga, Psicodramatista, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta de Brainspotting, Terapeuta Certificada de EMDR, Facilitadora, Supervisora de EMDR e Organizadora dos cursos de EMDR em Recife e João Pessoa.

Título da palestra: Curando a Igreja dos seus traumas, um membro de cada vez

 

 

 

INSCREVA-SE AQUI