☰ Menu

Companheiros de Jugo

O que são os Companheiros de Jugo?
O movimento “Companheiros de jugo“, que começou com Dr. Elton Trueblood em 1949 com o nome de “Yokefellow, buscava criar, de uma forma moderna, a comunhão entre as pessoas e estimular um maior crescimento espiritual.Um grupo de Companheiros de Jugo não é um grupo de oração, nem é um grupo de estudos bíblicos, apesar que os membros dos grupos são estimulados  a estudar suas Bíblias e a orar. O objetivo básico do grupo é descobrir as barreiras ao crescimento espiritual e emocional, e incentivar o indivíduo a uma vida de devoção mais profunda. Isto resulta numa maior maturidade espiritual, num novo sentido de paz interior, e um sentido mais profundo de compromisso para com o Reino de Deus. O movimento de pequenos grupos é a descoberta mais significativa dos nossos dias.

Qual a ênfase dos Companheiros de Jugo?

Quem sou eu? Quais as minhas necessidades? Como fiquei desta maneira? Como posso aprender a compreender e a aceitar a mim mesmo, ao meu próximo e ao meu Deus, e então amar a todos os três? No grupo a nossa ênfase principal está em “análisar” (auto-percepção). “A síntese” se realiza nos períodos diários dedicados a oração, leitura e meditação.

No grupo examinamos os diversos aspectos do nosso ser. Na devoção particular entregamos para Deus este novo ser recentemente descoberto, e pedimos a Ele que nos faça de acordo com Seu plano Divino. É difícil para uma pessoa entregar-se a Deus se não se conhece e nem se aceita.

Quando tivermos descoberto nosso verdadeiro EU, então estaremos aptos a nos oferecermos a Deus, e aceitar Seu amor redentor, e a andar na fé e na confiança. Mas a primeira tarefa será sempre descobrir a nova imagem do nosso ser.

Vantagens de um Grupo de Companheiros de Jugo

  • A maioria das pessoas usa máscaras, e máscaras não se comunicam.
  • A humildade e a honestidade conservam-nos juntos.
  • Os membros de um grupo bem conduzido, que trata de sentimentos em vez de fatos, aprendem a se conhecer, depois, a se apreciar e, finalmente, a se amar. Ainda que o conhecimento envolva fraqueza e fracasso, quanto mais se conhecem os indivíduos, mais se amam. É a pretensão que cria a distância entre as pessoas.

Os membros descobrem que:

  1. a experiência de grupo aciona a vontade de fazer aquilo que todo cristão já sabia ser seu dever quanto a oração diária e comunhão com Deus;
  2. existem outras pessoas no grupo com problemas, dúvidas, necessidades e fracassos similares;
  3. o compartilhar permite uma melhor compreensão e uma aceitação mais rápida de si mesmo;
  4. a honestidade e a humildade são incentivadas pela experiência de grupo.

Informações Gerais:

  1. O grupo tem um número mínimo e máximo de participantes (de 8 a 12 pessoas em geral);
  2. Os encontros são semanais (2h semanais);
  3. O trabalho no grupo tem duração de 2 meses ou 8 sessões;
  4. O grupo é fechado, após o início já não se aceitam novos participantes. É necessário esperar novo grupo.

Interessados, enviem-nos suas informações